22 de outubro + O Amor Paciente +

Porque o mundo teve que perder mulheres como a Virginia, como Sylvia, como Callas? E porque os transtornos levaram a doçura de Zelda, de Kay? Porque o mundo não soube abrigá-las adequadamente e as enlouqueceu? Porque as perdemos pro mundo insano que as rodeava e porque seus pares foram tão imprecisos a ponto de deixá-las simplesmente irem? (exceto Leonard.)

Leonard era verdadeiramente bom e paciente. Amava Virginia incondicionalmente, mesmo em seus piores momentos de crise. Compreensivo, era capaz de traduzir o mundo nefasto para sua querida, especialmente nos momentos em que ela não podia enxergar por si só. Pecado nós e Leonard termos a perdido.


“Querido,
Tenho certeza de que estou enlouquecendo de novo.
Sinto que não podemos passar por outra daquelas terríveis fases.
E desta vez não ficarei curada.
Começo a ouvir vozes, e não posso me concentrar.
Assim, estou fazendo o que me parece melhor.
Você me deu a maior felicidade possível.
Não creio que duas pessoas pudessem ser mais felizes até chegar esta doença terrível. Não consigo mais lutar.
Sei que estou estragando a sua vida e que sem mim você poderá trabalhar. E você vai, eu sei. Está vendo, nem consigo mais escrever adequadamente. Não consigo ler.
O que quero dizer é que devo a você toda a felicidade da minha vida.
Você foi absolutamente paciente comigo e incrivelmente bom.
Quero dizer isso — e todo mundo sabe. Se alguém pudesse me salvar, teria sido você.
Perdi tudo, menos a certeza da sua bondade. Não posso mais continuar estragando sua vida.
Não creio que duas pessoas tenham sido mais felizes do que nós fomos.”
Virginia Woolf