28 de fevereiro + Rumo à Despedida +


Porque a gente perde tanto e tanta juventude fazendo coisas que não gosta, evitando pessoas que amamos, procurando coisas que achamos que precisamos, trabalhando para comprar coisas que nem vamos usar... Porque a gente tem o dom de perder tempo de viver e usar nosso tempo precioso pra gastar com choro, saudade, solidão? 

Porque temos que ficar perdidos, vagando, amargando nossas solidões em letras tristes de nossas músicas favoritas e em páginas amareladas de nossos amados poemas? Porque a gente fica tanto tempo procurando e depois, tanto tempo perdendo alguém? 

Porque simplesmente não amamos e pronto? Porque a vida tem esse sabor tão amargo e as vezes fica tão desconfortável viver, como se a vida fosse um sapato apertado? Porque temos que esperar dias e noites, ver nossa beleza e juventude indo embora em infinitos silêncios? 

Porque todos nós no mundo perdemos tanto tempo separados quando tudo que nós mais queríamos no mundo era estar junto?

"Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances. Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de um lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.

23 anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ulay chegou sem que ela soubesse e foi assim."


Chorei, chorei, chorei, chorei...
E coisas começaram a se mover dentro de mim.

Daí então respirei... e entendi que era chegada a hora de começar minha longa caminhada rumo à despedida.